terça-feira, 21 de agosto de 2012


O Finger Food já deixou de ser novidade por aqui e a cada dia, novas receitas tomam as formas de “comidinha em miniatura”. Essa tendência caiu no gosto brasileiro e hoje são inúmeras as empresas que se especializaram neste segmento gastronômico.


Atualmente as principais receitas que fazem mais sucesso dentro do finger food são as de origem italiana e francesa. Outras como a oriental e a nossa própria culinária brazuca, já vêm ganhando espaço e são tão bem aceitas quanto às demais.



Mais que um simples segmento, alguns chefs especializados em finger food utilizam-se do termo, "Personal Chef", uma definição que aponta uma característica fundamental dentro deste trabalho: conhecer o gosto de cada cliente.



É o caso do chef João Belezia, especializado em finger food (que também trabalha com alimentos orgânicos em suas receitas, uma tendência que vêm ganhando muitos adeptos), onde o seu cardápio já começa a ser elaborado desde a primeira conversa com seu cliente. “Na entrevista que faço com o meu cliente, antes de criar o menu, pergunto sempre suas preferências e restrições alimentares. Não é raro incluir receitas de família e transforma-las em finger food. A origem do cliente ou convidados também é levada em conta na criação. Embora tenha um cardápio original bastante extenso, sempre estou criando novas receitas, ajustando ao gosto do cliente”, revela o chef.



Para ele a diversidade e adaptação são as principais características deste segmento. “A princípio, qualquer receita pode ser miniaturizada e servida e porções pequenas. O importante nesta transformação é entender bem o conceito e quais são os ingredientes principais que melhor definem determinada receita”, diz João.
Finger food ou Menu Degustação (como também é chamado), contribui para um clima mais descontraído, onde comida e festa devem ser perfeitamente harmozinadas. Seu toque de modernidade, juntamente com o trabalho da equipe de garçons, elimina a preocupação do convidado em ir até um local onde seria servida a comida, fazendo do finger food mais um convidado que passeia pela festa.


Esta seria a principal tendência nesse tipo de gastronomia, diz João Belezia: “Além de proporcionar festas mais dinâmicas, o finger food traz uma maior satisfação dos convidados, já que o menu costuma ser bem variado, com uma riqueza maior de sabores. Com isto, a comida da festa passa a fazer parte e contribuir com o entretenimento, deixando de ser somente um item secundário”, analisa o chef.



Como mercado sua flexibilidade não fica só dentro da cozinha. É um produto que pode atender aos mais variados tipos de comemorações, desde um rápido coquetel corporativo de final de tarde, até uma grande festa de casamento ou aniversário, tornado-se também, um ótimo negócio.



Porém há que se ter atenção com a qualidade dos serviços, já que a grande concorrência atualmente é um fator a ser levado em consideração neste segmento. Vale aqui a regra básica de mercado: se fixa quem consegue oferecer um produto de qualidade, com entrega pontual e com preço competitivo. 
E nesse campo quem saí ganhando é o consumidor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário